quarta-feira, 17 de maio de 2017

Cultura de Engenharia de Software da Spotify

Disciplina: Engenharia de Software
bom pessoal esse é um trabalho sobre a Engenharia de Software da empresa Spotify, sobre a sua grande inovação na engenharia de software.

Um grande fator do sucesso do spotify é a cultura ágil da equipe de engenharia. Essa cultura tende a ser invisível nós não a percebemos pois ela sempre está entre nós mas se todos entendem a cultura, é mais provável que a preservemos e até mesmo melhorá-la.
 Quando o primeiro music player foi lançado em 2008 o sportify era praticamente uma empresa scrum.Ela proporcionou uma boa cultura baseada em times entretanto alguns anos depois percebemos que algumas das práticas do scrum estavam na realidade atrapalhando.
 Decidiram deixar tudo opcional, ter regras é um bom começo, mas quebre-as quando preciso. ser ágil é mais importante que o scrum, e que os princípios ágeis importam mais que práticas especificas.então foi renomeado o papel de scrum master para “treinador ágil”, pois precisavam de  lideres servidores, mais que mestres em processos, também começaram a usar o termo esquadrão ao Ives de time scrum, e sua força motriz se tornou a autonomia.

 Um esquadrão é um pequeno time,multifuncional, auto organizado, geralmente com menos de 8 pessoas, eles se sentam juntos e possuem uma responsabilidade de ponta a ponta de tudo que é construído design,manutenção,operações, onde cada esquadrão possui uma missão de longo prazo como por exemplo transformar o spotify no melhor lugar para se descobrir músicas ou algo interno como “infra-estruturar para teste a/b”.
A autonomia decide o que construir como construir, e como trabalhar junto durante o trabalho. Claro que há limites como a missão do esquadrão ou a estratégia geral do produto para qualquer área com a qual eles estejam trabalhando e os objetivos de curto prazo que são renegociados a cada 3 meses.

O escritório é otimizado para a colaboração, eles trabalham próximos com mesas ajustáveis e com fácil acesso a tela dos membros da equipe, as reuniões são sempre em lugares próximos do escritório e quase todas as paredes são lousas, a autonomia surgi como a maior motivação pois pessoas motivadas criam coisas melhores e também há um ganho na velocidade ao deixar que as decisões aconteçam no próprio local em cada esquadrão, minimizando o vai-e-vem de trabalho e espera.

Apesar da autonomia o esquadrão tem que está alinhado com a estratégia do produto, as prioridades da empresa e com os demais esquadrões, priorizando a missão geral do que qualquer esquadrão individual, usando o principio de “ seja autônomo, mas não desperdice”.
Em busca por um alinhamento e autonomia os lideres deixam os seus times descobrirem como resolver o problema, o trabalho do líder é comunicar qual o problema que precisa ser resolvido e por que.

Os esquadrões colaboram entre si para encontrar a melhor solução, por conseqüência da autonomia há pouca padronização, para contornar esse problema é utilizada a cultura de polinização para de fato ter algum padrão.
Essa abordagem informal dá um equilíbrio saudável entre consistência e flexibilidade.

O spotify possui um modelo open source interno, que preza pelo compartilhamento de códigos isso melhora a qualidade e dissemina o conhecimento, mas isso só funciona por causa da cultura do respeito mútuo.
Para aumentar o compartilhamento de conhecimento específico foram criadas as “guild” possuindo uma lista de emails e conferências bi-anuais e outros meios de comunicação informal.

A empresa encoraja lançamentos pequenos e freqüentes e investe em teste automatizado, em uma infra-estrutura de entrega continua.
utilizando a cultura de aprender com os erros, sem medo de errar isso reforça  que a confiança e mais importante que controle, pois ser ágil em grande escala necessita ter confiança em grande escala, e sem confiança não há  inovação, estando mais interessado em fracasso rápido e recuperação do que evitar fracassos.

As decisões são baseadas em dados e pesquisas de usuários a fim de resolver um real problema, preocupando-se em inovação do que previsibilidade.
A empresa promove aprendizado e inovação por meio do apoio que oferece para cada equipe investir 10% do seu tempo nos chamados "hack days". Nesses dias, os profissionais são estimulados a aprender e desenvolver novas idéias, compartilhando-as com os seus colegas de trabalho.
Reduzir a burocracia ao mínimo possível para o ambiente ser menos burocrático. O spotify busca criar uma definição conjunta de ser “incrível” motivando toda a equipe. Também prioriza ser uma cultura viva na própria empresa, ou seja, uma busca por excelência de forma natural e motivadora

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